Esse mês saiu uma reportagem super interessante na revista Info de setembro, fazendo uma comparação esclarecedora sobre os 3 sistemas operacionais mais usados, e quebrando o mito sobre qual é o melhor. Na verdade nenhum deles é melhor que o outro, isso depende muito do tipo de uso que o usuário vai necessitar.
Começando pelo Mac que sempre foi conhecido pelo seu poder gráfico. Escolhido entre 90% dos profissionais de design, imagem e vídeo, ele sim é ainda o melhor para essas aplicações, mas logo atrás vem o Windows, que melhorou muito a sua qualidade de tempos pra cá. No caso do áudio e vídeo o Linux não compete, pois as principais aplicações desenvolvidas para esses setores são somente para o Mac ou Windows.

O Linux tem sua força pela dita segurança (por ser um sistema de código aberto e personalizável) e ai entram os profissionais de tecnologia e pelos estudantes que procuram aprender a programar, pois a interface do Linux é toda programável e pode ser explorado a fundo. Coisa que os usuários de Windows e Mac não podem fazer, pois o código fonte não é liberado.

E o Windows? Amado por muito e odiado por tantos outros, o sistema da Microsoft ainda segue com a esmagadora maioria de cópias originais e piratas espalhadas pelos computadores no mundo. O sistema das janelas ganha no quesito dos jogos, pois a grande maioria deles é desenvolvido para essa plataforma e também no quesito de programas personalizados para profissionais sob medida, como médicos, advogados, etc. Não há noticia de programas desse tipo que rodam em Mac ou Linux e mesmo que existam são fora do Brasil e não se aplica, por exemplo, a nossa legislação tupiniquim.

Portanto, se algum dia você se deparar com a pergunta: Qual é o melhor sistema operacional? Você deve responder que depende, e saber qual a prioridade daquela pessoa que perguntou para poder dar a resposta exata!